Proposta Pedagógica

 

      Nossa filosofia para elaboração do Currículo Escolar esta fundamentada na Palavra de Deus, nossos alunos aprenderão a ver o mundo como Deus o vê que é o que chamamos de Cosmovisão Cristã.

Procuramos mesclar os Eixos de Trabalho em sala que são: linguagem, Matemática, Arte, Música, Formação Pessoal e Social, Movimento, Natureza e Sociedade com a visão bíblica delas, pois cremos que:

 

“...em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Colossenses 2:3

 

Nosso diferencial no trabalho com as crianças é a valorização da participação dos pais no processo de cuidado e ensino mantendo sempre o diálogo com as famílias de maneira rápida e eficiente.

 

MÉTODO DE ENSINO

Para o educador conduzir os alunos a:

  • Saber Ser...

  • Saber Fazer...

  • Saber Conhecer...

  • Saber Conviver...

  • Saber o Caminho, a Verdade e a Vida..., é preciso preocupar-se com uma formação integral. Com o auxílio do SME (Sistema Mackenzie de Ensino), temos nos empenhado em oferecer essa formação aos nossos alunos. Durante as horas em que as crianças permanecem na escola, procuramos fazer com que o processo de ensino/aprendizagem seja eficiente sem que as crianças percam o que é próprio da infância. O Sistema Mackenzie de Ensino prevê atividades lúdicas e divertidas. Com o ambiente onde acontece o ensino-aprendizagem, a criança deve ter o direito às condições necessárias para que possa aprender efetivamente. O educador deve preocupar-se em desenvolver as potencialidades e as habilidades do educando, respeitando suas fases e acompanhando diariamente seu desenvolvimento.

  • Com o conhecimento prévio do aluno. Ex.: Abordagem citada nos manuais dos professores (levantamento do conhecimento prévio).

 

MÉTODO FÔNICO

   O Método Fônico compreende que ensinar uma criança a ler e a escrever significa instruí-la no funcionamento da língua. Questões como conhecimento prévio e letramento são fundamentais para uma futura alfabetização integral da criança.

  AÇÕES PRESENTES NA SALA DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO FÔNICO:

  • Ouvir e falar: Contação de histórias, reconto, rodas de conversa, ouvir e falar o som de cada letra, etc.

  • Representar

  • Identificar

  • Observar

  • Reproduzir

  • Relacionar grafema-fonema

 

"A consciência fonológica e o conhecimento das correspondências entre grafemas e fonemas estão para a alfabetização assim como as vitaminas e sais minerais estão para a saúde.

 

É por isso que, tendo sido privadas de instruções metafonológicas e fônicas explícitas e sistemáticas, tais crianças não tem suficiente consciência fonêmica e conhecimento das relações grafema - fonema para mapear a fala por meio da escrita e para recuperar a fala interna (o pensamento em palavras) a partir dessa escrita".

CAPOVILLA, Alessandra; CAPOVILLA, Fernando 

Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnom, 2007.

Rua Marcolina, n° 17 | Centro | Jacareí | SP

CEP -12308-480

Horário Atendimento

Das 08:00 às 17:00 hr

  • Facebook - Círculo Branco

12 3023-8297  /  12 3023-8298

@CE4Estacoes

© 2018 - Centro Educacional 4 Estações